domingo, 27 de maio de 2012


Odeio Rodeio! E muito!



Engraçado, eu deveria me acostumar com a idéia, mas ainda me surpreendo com a idiotice humana. Outro dia estava lendo sobre a Roma antiga e fiquei realmente estarrecida com a crueldade a que eram submetidos os escravos-gladiadores. Pessoas sem direitos, propriedades de alguém, que lutavam contra a própria vontade numa arena monstruosa construída para 'entreter' a massa.  É, de fato, assustador pensar que houve um tempo na história em que o estado financiava um "esporte" baseado no sofrimento de quem participa e na perversão de quem assiste. Cruel não?
Pois é. Estamos chegando em junho,  abertura da temporada de rodeios Brasil afora. No país, atualmente, são realizados em média 1.800 rodeios por ano. Alguns regulamentados, outros tantos, clandestinos. A prática consiste, basicamente, em usar instrumentos de tortura (como agulhadas elétricas, pedaços afiados de madeira, sedem, pregos e pedras), para enfurecer o bicho e conseguir a façanha de dominá-lo na arena. Ou seja, obter satisfação através do sofrimento de uma criatura sem direitos em uma arena monstruosa construída para entreter a massa. 
Humm...... coinscidência? 
Conhece a prova (importada dos americans, as usual)  conhecida como  Bulldog? procura aí... é divertido.
Rodeio é uma prática simplesmente imoral: os animais sofrem abusos, são torturados (quando não mortos), a serviço de uma estrutura poderosíssima que movimenta milhões (só em Barretos 280 milhões por ano) para promover um "esporte" que nada mais é que mais uma cópia do modelo norte-americano enfiado guela-abaixo dos tupiniquins. Aquele bando de marmanjos gritando yyyhaaa! com calça apertada e chapéu de texano? É simplesmente ridículo. 
E como essa gente só entende a lingua da grana, que tal fazermos boicotes ou ao menos infernizarmos a vida deles com email carinhosos sobre as práticas humanas dentro da arena? Aqui está a lista dos principais patrocinadores de rodeios no pais, e seus respectivos emails. 
Vamos irritar essa gente?


BRAHMA http://www.ambev.com.br/pt-br/a-ambev/canais-de-comunicacao/fale-conosco
GUARANÁ ANTARTICA  http://www.guaranaantarctica.com.br/default.aspx
REDICARD
EDITORA TRÊS   publisp@editora3.com.br 
UOL http://email.uol.com.br/ajuda/pm/faleconosco-5.jhtm
REVISTA ISTO É http://www.clickeassine.com.br/contato/contato.asp

quarta-feira, 23 de maio de 2012




The destructive agricultural system now in place devastates millions of acres of forest and grassland in order to grow corn, soybeans, wheat, and other grains and legumes for animals, who convert plant carbohydrate into profitable and unhealthy fat and protein. The food and medical industries are guaranteed lucrative incomes at the expense of starving people, wildlife, aquifers, biosystems, and future generations. Ironically, we’re growing far more grain than we could ever eat ourselves. The billions of dollars invested in hospitals, drugs, and pharmaceutical and medical facilities require a reliable and steady flow of clogged arteries and cancers to stay profitable and pay back the bankers in the background. ~Dr Will Tuttle 
(from evolve! Campaigns)

terça-feira, 22 de maio de 2012


"Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras: você as toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o servem, que o seguem e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços" (Jean Jacques Rousseau)"

Feliz dia do abraço!

Hoje, 22 de maio, é dia internacional do abraço.
Sou totalmente a favor de dar uma de louca e sair dando abraço DE URSO em todo mundo. Conhecido ou não.
Topas?


Como (bem) disse Rita Lee: "o mundo cruel é tão chatinho....."

RECEITA DA VOVÓ: Equinácea



Recebi uma dica de ouro de uma amiga quando estava com aquela gripe horrivel que tem me ajudado bastante. Nessa época do ano em que a gente fica estressada, zuada, cansada  e ada ada ada... e, portanto, bem mais sucetível a viroses e  gripes,  existe um medicamento fitoterápico que ajuda a dar um reforço no sistema imunológico. Chama-se Equinácea (ou Echnácea), e vem sendo usada no Hemisfério Norte desde 1690 (portanto, receita da tatatatataravó...rs...) e, meus queridos, ...AJUDA. Olha só a bula:



Ações da Equinacea:
     Estimula a produção de leucócitos;
     Atua com um antibiótico natural;
     Acelera a reabilitação do organismo;
     Efeito anti-inflamatório;
     Combate viroses;
     Combate a candidíase
   Principais usos da equinacea:
     No aumento das defesas do organismo;
     Na profilaxia das gripes e resfriados;
     Nas infecções do trato respiratório superior;
     Na dor de dente e gengivite;
     Nos abcessos, furúnculos e pústulas.

A vovó sabe das coisas.....



segunda-feira, 21 de maio de 2012

sábado, 19 de maio de 2012

Pete Townshend






Hoje, 19 de maio,  é o aniversário do meu guitarrista xarope favorito.
Não dá pra passar em branco.
67 anos, tchu-tchu-co!
Vou assistir the kids are alright pela nonagésima vez em homenagem a ele.
Boa noite.





de quando televisão era uma coisa criativa e interessante.....

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os velhinhos sabem das coisas


Don't question why she needs to be so free
She'll tell you it's the only way to be
She just can't be chained
To a life where nothing's gained
And nothing's lost
At such a cost

There's no time to lose, I heard her say
Catch your dreams before they slip away
Dying all the time
Lose your dreams
And you will lose your mind.
Ain't life unkind?

(The Rollins Stones, Ruby Tuesday 1967)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vintage way of life

A essa altura do campeonato você deve ter se perguntado por que essa minha mania de 'vovó' que eu insisto em colocar aqui. 
Pois é. Pra mim essa coisa de 'vintage' é muito mais do que comprar vestidos dos anos 60 (apesar de que, usar um vestidinho rodado dos anos sessenta, minhas caras amigas, é uma delícia!). É resgatar algumas coisas que nossa sociedade viciada em pragmatismo, mecanicismo e velocidade, deixou cair pelo caminho. 
Pense na sua avó por um instante. Sinceramente: você realmente acha que ela comeria cheetos jogada no sofá,  assistindo ao Big Brother? Eu duvido. Minha avó, por exemplo, provavelmente olharia um saquinho de cheetos e me perguntaria: Mas isso é de comer?
Acredito que está mais do que na hora de resgatarmos alguns desses hábitos: Essa sociedade que eu carinhosamente chamo de 'predatória' (lá no primeiro post) não se sustenta, todo mundo sabe disso. Minha avó não vivia de consumo desenfreado, comida de isopor, remédio, ganância, raiva e artificialismos. Não tinha 73 pares de sapatos e, no entanto, era muito mais elegante do que muita peruada que eu vejo por aí. 
Minha avó não usava botox (e, portanto, não tinha aquela cara de papagaio louco fazendo bico), não tinha silicone, não fazia plástica pra parecer mais nova ou mais magra, e comia rosquinha doce de leite com manteiga de verdade e café da roça,  porque não achava bonito ser anoréxica, doente e infeliz. 
Vamos voltar aos parques,  ao velho romantismo (que delícia voltar a  acreditar no romance!),   Voltar a ter respeito. Respeito à natureza, aos outros. Voltar a ter pomar em casa e a andar descalço. Às refeições demoradas, sem culpa e cheias de risos, ao não-prático, aos conselhos de quem já viveu - e sabe - bem mais do que a gente. 
E antes que você diga que eu sou uma nostálgica (e eu sei...eu sou mesmo rsss...) e esbraveje: sua avó também não tinha anti-biótico e internet!! Eu digo: É verdade. Mas pense bem: isso não é uma volta ao passado. Isso, meu querido, ao contrário, é o futuro. Viver brincando de Blade runner não é ideal de vida pra ninguém. Equilibrar os avanços da tecnologia com a sabedoria do passado é que é. 
Eu adoro aquela frase famosa do Gandhi que diz "Temos que SER a mudança que desejamos VER". Que se dane o resto. 



Uma dose de sabedoria e uma pitada de gentileza às vezes é tudo que se precisa.
Topa?


sábado, 5 de maio de 2012


Porque, afinal, sou vegetariana. E anarquista. Ah, e feminista também.



Hummm, tema casca grossa.....
Recentemente, uma propaganda da Skol dizia "salada com arroz é para elas. Macho de verdade come churrasco e bebe cerveja". Sinceramente....
Já perdi a conta de quantas vezes me olharam torto e perguntaram: "mas nem um peixinho?!". Pois é, minha gente, nem um peixinho. E explico o porquê:
A coisa que mais me causa ASCO nessa vida (sem brincadeira) e contra o qual eu heeeei de lutar até o fim, é aquele tipo de pensamento que eu, carinhosamente, chamo de 'pensamento predatório', cujo começo veio com o estabelecimento da sociedade patriarcal (eu sei que esse papo é enrolado....). É, basicamente, se achar no direito de dominar e objetificar o outro, especialmente se você for homem, branco, tiver dinheiro e for heterossexual. E é daí nasce todo tipo de aberração - de exploração sexual da mulher à degradação ecológica. 
Pra mim, que comecei a adorar os lindos textos libertinos anarquistas desde cedo, já na adolescência, isso sempre me pareceu óbvio, mas ainda fico estarrecida como grande parte das relações sociais, ainda hoje, são baseadas em pura violência. E aceitas naturalmente. 
Então, só pra deixar claro:

  • Você não tem direito de dominar e maltratar uma  mulher  porque você é homem;
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar  uma  criança porque você é adulto;
  • Você não tem direito de dominar (e f....) a natureza porque você é 'moderninho';
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar um idoso porque você é jovem;
  • Você não tem direito de dominar e maltratar alguém com menos dinheiro que você,  porque você é rico;
  • Você não tem o direito de dominar e maltratar um homossexual porque você é hetero;
  • Você não tem direito dominar e maltratar alguém de etnia diferente da sua  porque você é branco;
E, finalmente,
  • Você não tem direito de dominar  e maltratar um animal, porque você é humano.

Você come cachorro? E qual a diferença entre comer um cachorro e um porco?

Comer carne, além de fazer mal à saúde e ser completamente contra-ecológico, é um ato CRUEL que pactua com esse tipo de pensamento predatório: É achar que os animais existem para nós, objetificá-los, assumir  que são massas de comida e couro e não têm individualidade. Só que isso é mentira. E você sabe disso. Os animais têm sentimentos, brincam, se chateiam, têm ciúmes, e PRICIPALMENTE sentem dor. Muita dor. Assim como nós. 
Se você ainda acha que isso é uma grande viagem da minha cabeça, convido você a ler  "políticas sexuais da carne", de Carol Adams, e a assistir, gratuitamente, com legendas, o filme "terráqueos" clicando no link abaixo. Bom filme.

http://www.terraqueos.org/


sexta-feira, 4 de maio de 2012

São 3:50 da manhã e eu estou  aqui, estudando e bebendo meu  café número 4. Isso é insano. 


terça-feira, 1 de maio de 2012

Ignorância (não!!!) é uma bênção.

Andei lendo sobre aditivos químicos e seus malefícios à saúde. Andei, também, checando os rótulos da coca-cola. Isso soa como  'comestível' pra você?

Ingredientes da coca-cola zero:
àgua gaseificada, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico, edulcorantes artificiais, aspartame e assulfame de potássio (16 mg) por 100 ml, conservador benzonato de sódio e regulador de acidez citrato de sódio.


Mas o que isso significa?
Para conseguir maior durabilidade os fabricantes usam milhares de aditivos químicos, que são bons para eles e maus pra quem consome. Por lei, os aditivos têm que vir discriminados na embalagem do produto. Mas o engraçado é que muitas vezes os aditivos vêm codificados (hum....por que será?)


Os produtos químicos encontrados com mais freqüência nos alimentos são:


Corantes
Aromatizantes
Conservantes   
Antioxidantes
Estabilizantes
Acidulantes


O site Consumidor Brasil traz uma tabela relacionando o alimento industrializado, os aditivos e os riscos à saúde. Achei legal colocá-la aqui porque aprendi bastante com ela, e acho que você também pode. Lá vai:




Produto
Aditivos Possíveis
Principal Risco
Salsicha
Antioxidante e realçador de sabor
Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos,   reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.
Pudins e Iogurtes
Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.
Hambúrguer
Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.
Gelatinas, Balas e Doces
Acidulante, aromatizante e corantes artificiais
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.



the cutest thing


me fala se essa não é a coisa mais linda que você já viu?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...